INSTITUTO DE PERMACULTURA DA PAMPA

O IPEP - Instituto de Permacultura da Pampa foi fundado no inverno de 2000, em parceria com a PAL - Permacultura América Latina, na cidade de Bagé, extremo sul do Brasil, onde mantém o Centro de Referência em Permacultura.
No IPEP são pesquisadas e demonstradas soluções práticas em Permacultura e tecnologias apropriadas à crescente necessidade de práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental. Nosso trabalho é difundir a Permacultura e seus princípios como ferramenta chave para uma vida harmônica, inteligente e sustentável. Realiza projetos e parcerias voltados para as comunidades rurais e urbanas com base na visão ética e sistêmica da permacultura.

Ética da Permacultura: cuidar da Terra, cuidar da pessoas, partilhar recursos e aplicar limites ao consumo.

 

próximo curso:

 

Perma

Cultura

PDC . completo

20-30 de julho em Itatiaia

 

 

Venha aprender a projetar seu espaço com uma visão sistêmica. Produzir alimentos orgânicos, manejar água de maneira sustentável, construir com baixo impacto, gerar e armazenar energia. Viver de forma integrada com animais, plantas e pessoas.

Curso de Permacultura completo, em julho de 2015.

 

Na Escola de Permacultura Fazenda da Serra

em Itatiaia no Rio de Janeiro!

informações: escoladepermacultura@gmail.com

(21) 9 9981-8948

(21) 9 9311-0135

 

http://www.fazendadaserra.com/#!progromacao/cbpw

 

Na Fazenda da Serra

em Itatiaia no Rio de Janeiro!

 

IPEP + PSA =
PERMACULTURA NA AMAZôNIA
Inscreva-se

descubra

a pampa

 

O bioma Pampa é dos cinco principais biomas brasileiros, o termo tem origem no vocabulário quéchua (lingua dos povos andinos) e signifíca "área sem limites". A Pampa é constituída de amplas planícies, vegetação rasteira e arbustiva, e clima de estepe. Por só ter árvores em matas ciliares, o campo aberto de pastagem nativa não é visto como algo a ser preservado, hoje a Pampa está em condição de bioma ameaçado.

em breve: cavalgada e vobrevôo

aniversário

IPEP

15anos

"

A palavra Permacultura não existe no dicionário, vem da união das palavras agricultura permanente evoluindo depois para cultura permanente. Permacultura é um sistema de desenho aplicado, interdiciplinar, para criar comunidades humanas sustentáveis, paisagens cultivadas e outros sistemas de apoio, com um visão generalista, que contribuam neste processo. Sua metodologia é baseada em princípios ecológicos,    para produzir um sistema integrado de plantas,animais, agua, edificações e energia natural. A Permacultura é um sistema de cuidar do Planeta Terra, que tem suas raízes em uma filosofia de abundância.

 

João Rockett

"

A natureza é abundância coopere e faça parte!

"

BioConstruir sem alimentação e hospedagem  480,00

A filosofia da permacultura é trabalhar com, e não contra a natureza, de observação prolongada e pensativa ao invés da contínua ação irrefletida; de olhar para os sistemas em todas as suas funções em vez de exigir somente o desempenho; e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.

Bill Mollison (1928-), fundador da Permacultura

BioConstruir

BioHabitações 940,00

BioConstruir

Acampamento 710,00

"

IPEP 15 anos

no solstício de inverno de 2015

dia 21 de junho às 16:38

caderno de

botânica 01

ervas

 

Nome vulgar: Manjerona

Família: Lamiaceae

Nome científico: Origanum majorana (L.) H. Karst

Descrição: planta herbácea perene, originária do sul da Europa. Possui caule eteto, folhas simples e flores esbranquiçadas, róseas ou violáceas reunidas em inflorescencias paniculadas.

Propagação: feita por sementes e mudas de estacas.

Uso: aromatização de saladas e alimentos cozidos, chá para desconfortos estomacais, gripe e para aplicar em ferimentos. O óleo essencial de manjerona inalação: aquece, reconforta e alivia estados de ansiedade e depressão, no corpo atua no alívio de infecções respiratórias, alivia cólicas estomacais e menstruais, reduz pressão arterial e palpitações.

2015 ANO INTERNACIONAL DOS SOLOS

 

O solo sempre me fascinou, porque do solo dependem as plantas, a água, o clima. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio e as plantas bem nutridas.

Ana Maria Primavesi (1920-)

 

"

"

"

"

A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.
Albert Einstein (1879-1955)