top of page

Fundamentos da Permacultura

com Tati Cavaçana e João Rockett

"As raízes da Permacultura estão no conhecimento de sistemas tradicionais de agriculturas permanentes. Permacultura é um contração das palavras permanente e agricultura, e denota uma permanância da cultura humana. Sua filosofia emergiu durante a década de 70. quando Bill Mollison, o fundador da Permacultura, articulou um sistema pioneiro de design para restaurar os danos causados à terra e estabelecer comunidades sustentávis para o futuro." Ali Sharif

Fundamentos da Permacultura

Nesse curso fundamental você vai entender a metodologia da Permacultura.​ Saber quais as 5 ferramentas de planejamento para organizar sua área de qualquer tamanho. Entender como organizar um espaço como se fosse um organismo vivo, reduzindo custos e trabalho. Através de exemplos práticos aprendemos a fazer conexões que terminam em um desenho funcional e produtivo.

Quando: EM BREVE

CONTEÚDO:

- o que significa cultura de permanência

- metodologia de design

- 5 elementos chave para o planejamento

- organismo agrícola

- leitura da paisagem

fundamentos da Permacultura sem alimentação e hospedagem

fundamentos da Permacultura com hospedagem e alimentação

parcelamento pelo PagSeguro até 12 vezes.

informações e termo de aceite, por favor leia antes de se inscrever.

tatiana cavaçana, escola rama, rama education, rama school, permaculture brazil, permacultura, ipep

Tatiana Cavaçana

Coordenadora do Instituto de permacultura da Pampa é designer e projetista industrial (1999), permacultora (2010) e engenheira agrônoma com especialização em Agricultura Biodinâmica (2017). Fundadora da Escola Rama de educação integral (2011). Atua em projetos de perfil sistêmico nas áreas da Permacultura, educação ambiental e como designer. Foi fundadora/diretora da Stromboli (1996-2011), companhia para estudo e desenvolvimento do teatro de animação em São Paulo - SP, com a qual desenvolveu dezenas de projetos artísticos, mantêm o trabalho fotográfico Materama Design, Fotografia sem fronteira: coordenadas de amor, imagens da terra (1994).

escola rama, permaculture brazil, permacultura, ipep, joão rockett, agricultura orgânica, organic farming

João Rockett

Pioneiro da Permacultura no Brasil, fundador do Instituto de Permacultura da Pampa há 15 anos atua como permacultor diplomado por Bill Mollison. Foi idealizador e fundador do projeto de sementes ecológicas BioNatur, trabalha com sementes e alimentos orgânicos há 33 anos. Desenvolveu projetos como Líder Avina, capacitou milhares de agricultores e certificou centenas de permacultores no Brasil e no exterior. Realiza conferências e palestras compartilhando conhecimento e experiência em diversas áreas da permacultura e da agricultura orgânica. Presta consultoria em sustentabilidade para setores rurais, urbanos e industriais.

"A Permacultura contribui ao apontar para as leis da natureza como base do planejamento. Diversidade, estabilidade, fertilidade. Conceitos e técnicas que imitam a natureza para criar sinergia ao invés de fomentar a entropia. Isso tem relação profunda com a forma que vivemos. Como a Permacultura é inclusiva nos ajuda a criar coesão interna e externa numa esfera de simplicidade, harmonia e eficiencia."

Tati Cavaçana

Informações

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page