top of page

IPEP

 

 

No final da década de 90 foram criados quatro institutos de Permacultura no Brasil: uma na Amazônia, outro no Cerrado, na Mata Atlântica e o IPEP na Pampa. João Rockett faz parte deste grupo pioneiro na introdução e difusão da Permacultura no Brasil como fundador do Ipep em 2000. Em 2011 Tatiana Cavaçana também assumiu a coordenação do Instituto e reorganizou o desenho permacultural do centro de referência. A Escola Rama Vida Integral foi criada para ampliar os objetivos iniciais do IPEP, incluindo programas de educação ambiental, sensibilização, leitura da paisagem e desenvolvimento humano que trouxeram resultados práticos na apreensão do conteúdo dos cursos e no desenvolvimento das consultorias, porque inclui o desenvolvimento humano e o comprometimento das pessoas como elemento central para o sucesso dos projetos. 

Bem vindo à Escola Rama Permacultura!

Os Institutos de Permacultura foram criados no Brasil, para atuarem como Centros de Referência em sustentabilidade; verdadeiras unidades demonstrativas de sistemas ecológicos nos eixos água, energias renováveis, alimento, construções e tecnologias apropriadas.

 

No eixo água trabalha-se coleta, armazenamento, biorremediação, reuso, água no corpo e nos sistemas vivos. Energias renováveis de baixo custo envolvem construções de baixo impacto ambiental e alto conforto térmico, sistemas alternativos de geração de energia e conceitos de consumo consciente.

 

No eixo produção orgânica de alimentos implanta e desenvolve sistemas ecológicos de produção de alimento, organismos agrícolas, fabricação e aplicação de biofertilizantes, produção de sementes e estudos em agroecologia.

 

A área edificada do IPEP é toda bioconstruída, o conforto térmico das casas funciona no inverno, com temperaturas negativas e no torrido verão com médias superiores à cidades do sudeste e nordeste brasileiro. A Casa de Fardo, por exemplo, alcança 14 graus de diferença térmica em relação ao ambiente externo. Construções em superadobe, abobe, palha, taipa de pilão, pau-a-pique, domos geodésicos, entre outras técnicas como teto verde compõem a paisagem cultivada por João Rockett e Tatiana Cavaçana.

O Instituto de Permacultura Rama atuam em favor da melhoria das condições humanas e do meio ambiente, construindo pontes de relacionamento harmônicas e sustentáveis.

escola rama, tatiana cavaçana, tati, ovelha, carneiro, permaculture brazil, permacultura
escola rama, ram education, rama school, permaculture brazil, permacultura, ipep

A Permacultura é uma ferramenta fundamental para as abordagens sobre sustentabilidade.

O pensamento holístico é base para a criação de sistemas e soluções sustentáveis, de baixo impacto energético, que criem sociedades humanas mais integradas ao planeta, a outros sistemas naturais e aos reinos da natureza.

@rama.permacultura

Informações

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

@rama.permacultura

"

"

Ainda que os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples.
Bill Mollison (1928-2016)

bottom of page