top of page

PDC - Curso de Permacultura Completo

com Tatiana Cavaçana e João Rockett

PDC Imersão

O PDC - Permaculture Design Certificate Course,  é o curso completo de Permacultura com o conteúdo oficial proposto por Bill Mollison. O curso acontece durante 9 dias de imersão total no assunto, com aulas teóricas e práticas. Através das experiências e projetos realizados vamos aprender a planejar um espaço com todos os elementos necessários para criação de um organismo agrícola. Metodologia de design, padrões naturais, agriculturas, manejo e biorremediação de águas, bioconstrução, energia renovável e mais! Clique aqui para o conteúdo total do curso.

Imersão em Permacultura!

Curso de 72 horas com programação oficial proposta por Bill Mollison + refeição completa + alojamento no acampamento ou nas BioHabitações. Com Tatiana Cavaçana + João Rockett.

PDC! O curso completo de Permacultura aqui na Escola Rama Permacultura | IPEP em Bagé - RS

 

Curso completo de Permacultura, com Tati e João Rockett. Vamos aprender a planejar espaços através da metodologia da Permacultura. Conhecer as agriculturas, como inserir a produção de alimento, pomares, agroflorestas, hortas e jardins no terreno. Bioconstruir com diferentes técnicas. Manejar com a água: coletar, armazenar, tratar. Geração e consumo de energia. Vamos refletir juntos como nossa consciência resolve problemas e cria futuros.

Curso com programa oficial proposto por Bill Mollison, com certificação de participação.

Quando: em breve!

Onde: Escola Rama Permacultura | Instituto de Permacultura da Pampa

Início: -

Término: -

PDC sem alimentação e sem hospedagem

Conteúdo do PDC

Filosofia da Permacultura
Leitura da paisagem 
Metodologia de planejamento criativo
Zonas e setores
Padrões da natureza
Clima e microclima
Estratégias para diferentes climas
Árvores e suas interações

Agrofloresta

Recuperação e regeneração de paisagens
Água: manejo sustentável

Saneamento e biorremediação de águas
Solo: natureza, manejo e recuperação do solo
Solo, alimento e saúde
Produção agroecológica de alimentos
Ecologia cultivada
Arquitetura vernacular

Desenho da casa sustentável

Projeto e materiais construtivos
BioConstrução
Energias renováveis
Economias alternativas e empreendedorismo

Práticas de fixação

Grupos de trabalho

PDC TUDO INCLUSO com alimentação e com hospedagem

informações e termo de aceite, por favor leia antes de se inscrever

escola rama, permaculture brazil, permacultura, tatiana cavaçana, materama, design, fotografia, photographer

Tatiana Cavaçana

Coordenadora do IPEP, é designer e projetista industrial (1999-SP), permacultora (2010-RS) e engenheira agrônoma com especialização em Agricultura Biodinâmica (2017-SP). Fundadora da Escola Rama de educação integral (2011-RS). Atua em projetos de perfil sistêmico nas áreas da Permacultura, educação ambiental e como designer. Tem especialização em psicologia junguiana, e desenvolve programas de comportamento e leitura da paisagem. Foi fundadora/diretora da Stromboli (1996-2010-SP), companhia para estudo e desenvolvimento do teatro de animação em São Paulo - SP, com a qual desenvolveu dezenas de projetos artísticos, mantêm o trabalho fotográfico Materama Design, Fotografia sem fronteira: coordenadas de amor, imagens da terra (1994-SP).

joão rockett, ipep, escola rama, permacultura, seeds, permaculture brazil

João Rockett

Pioneiro da permacultura, fundador do Instituto de Permacultura da Pampa, há 15 anos atua como permacultor diplomado por Bill Mollison. Foi idealizador e fundador do projeto de sementes ecológicas BioNatur, trabalha com sementes e alimentos orgânicos há 33 anos. Desenvolveu projetos como Líder Avina, capacitou milhares de agricultores e certificou centenas de permacultores no Brasil e no exterior. Realiza conferências e palestras compartilhando conhecimento e experiência em diversas áreas da permacultura e da agricultura orgânica. Presta consultoria em sustentabilidade para setores rurais, urbanos e industriais.

Informações

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

"O que é Permacultura? Além de uma plataforma de conceitos e técnicas para criar seu pequeno paraíso na Terra através de uma agricultura ecológica, das conexões entre as funções dos elementos naturais e criados, e do manejo das energias internas e externas para reduzir ao máximo a entropia, Permacultura é amizade e coletividade. Os processos coletivos existem na natureza, ela se desenvolve em comunidades de seres em cooperação. Isso também se aplica a nós, pois não somos externos, podemos e devemos ser inclusivos, fazemos parte da vida una."

Tatiana Cavaçana

bottom of page