"

A semente ecológica é o elo que faltava na produção orgânica. O uso das sementes agroecológicas é a garantia do resgate da biodiversidade, dos cultivares, das questões sociais, culturais e econômicas, que formam a base da agricultura sustentável.

"

natureza é

abundância

Tatiana Cavaçana

Coordenadora presidente do Instituto de Permacultura da Pampa | Instituto Rama, responsável pela reabertura e re-desenho permacultural do Instituto. É designer e projetista industrial (1999 - SP), permacultora (2010 - RS) e engenheira agrônoma com especialização em Agricultura Biodinâmica (2017 - SP), possui especialização em psico-análise junguiana (2000 - SP). Fundadora da Escola Rama de educação integral (2011), integra o trabalho de comportamento e leitura da paisagem na aplicação prática da Permacultura. Foi fundadora/diretora da Stromboli (1996-2011 - SP), companhia para estudo e desenvolvimento do teatro de animação em São Paulo - SP, com a qual desenvolveu dezenas de projetos artísticos, mantêm o trabalho fotográfico Materama Design, Fotografia sem fronteira: coordenadas de amor, imagens da terra.

João Rockett

Coordenador do Instituto de Permacultura da Pampa | Instituto Rama há 20 anos atua como permacultor diplomado por Bill Mollison. Foi idealizador e fundador do projeto de sementes ecológicas BioNatur, trabalha com sementes e alimentos orgânicos há mais de 30 anos. Desenvolveu projetos como Líder Avina, capacitou milhares de agricultores e certificou centenas de permacultores no Brasil e no exterior. Realiza conferências e palestras compartilhando conhecimento e experiência em diversas áreas da permacultura e da agricultura orgânica. Presta consultoria em sustentabilidade para setores rurais, urbanos e industriais.

Alexandre Rodrigues França

Administrador formado pela Haute Ecóle de Gestion de Fribourg. Colaborador internacional do Instituto de Permacultura da Pampa | Instituto Rama, sediado na Suíça, trabalha na construção de relações entre financiadores e projetos de foco ambiental e humanitário.