PERMACULTURA NA AMAZÔNIA

 

A Permacultura é a ferramenta ideal não só para manejo e integração do homem com natureza, e para o planejamento, mas também para recuperar áreas deflorestadas e degradadas. O projeto de implantação de um Centro de Permacultura na Amazônia dentro na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns é fundamental para as comunidades locais e para o ambiente. Idealizado pela equipe do Projeto Saúde e Alegria, acontece desde 2013 em parceria com o Instituto de Permacultura da Pampa. Em 2014 o CEFA: Centro Experiemental Floresta Ativa foi inaugurado com um Curso de Permacultura ministrado por Tatiana Cavaçana e João Rockett. A cada ano mais ações de reflorestamento, educação ambiental, capacitações, estratégias de manejo, desenvolvimento de economias locais, construção de cadeiras produtivas e de relacionamentos acontecem, envolvendo um pessoas que trabalham pela  preservação da Amazônia e da cultura local.

AMAZÔNIA PERMACULTURA

AMAZÔNIA PERMACULTURA

Projeto Saúde e Alegria é uma organização sem fins lucrativos altamente atuante na Amazônia desde 1987. O IPEP está envolvido em projetos de recuperação de áreas degradadas, capacitação em permacultura e planejamento de estratégias de desenvolvimento. Foi iniciada a construção do CEFA - Centro Experimental Florasta Ativa, na área da RESEX, um espaço para capacitação e desenvolvimento de estratégias sustentáveis para o manejo da reserva.

Na sombra do Solimões

Na sombra do Solimões

A Comunidade de Solimões detêm uma parcela de solos negros onde já existe um viveiro de mudas. As "conversas no chapéu" são importantes espaços de organização comunitária. Aí se recebem convidados como nós, que podem dar contribuições ao processo desenvolvimentista das comunidades.

Sobrevôo

Sobrevôo

Em planejamento é importante trabalhar com visão aérea e mapas. No projeto de recuperação de áreas na Amazônia paraense as imagens coletadas durante o sobrevôo foram fundamentais para o planejamento das ações.

Producão de Nativas

Producão de Nativas

O CEFA, iniciou a produção de mudas nativas em 2015 após a construção do viveiro, as mudas destinam-se ao reflorestamento dos campos savanizados, e às comunidades ribeirinhas da RESEX.

TV Permacultura

TV Permacultura

O trabalho do Projeto Saúde e Alegria na Amazônia iniciou com atendimento médico aliado às brincadeiras do Circo Mocorongo, que durante o curso de Permacultura inventou a TV Permacultura. Os eventos festivos tem forte poder agregador das comunidades da RESEX, e o trabalho sério anda junto com esse costume. Tatiana Cavaçana e João Rockett na "TV Permaucultura do Circo Mocorongo"

RESEX Tapajós-Arapiuns

RESEX Tapajós-Arapiuns

Mapa da parte norte da RESEX Tapajós Arapiuns, reserva extrativista localizada no oeste do Pará.

Pessoas Unidas

Pessoas Unidas

Ao final do Curso de Permacultura realizado por Tatiana Cavaçana e João Rockett na RESEX Tapajós-Arapiuns, um time de pessoas com muitas boas ideias a serem colocadas em prática se formou, anos depois muitas das estratégias planejadas foram realizadas e são realidade na RESEX.

Taísa, da comunidade Americano

Taísa, da comunidade Americano

Taisa vive na RESEX, na Comunidade do Americano, ninguém mais lembra porque a comunidade tem esse nome, mas é assim. As crianças tem um desenvolvimento saudável na RESEX, e podem participar das atividades do CEFA ativamente.

Telhado Auto-compensado

Telhado Auto-compensado

Um dos resultados práticos do Curso de Permacultura realizado na RESEX foi a apropriação de técnicas construtivas pelos ribeirinhos, que reproduziram em suas casas telhados auto-compensados sobre as construções antes realizadas com estruturas mais custosas.

Fotografia Aérea

Fotografia Aérea

Tatiana Cavaçana realizou sobrevôos para executar o planejamento de ações de recuperação nas áreas deflorestadas da RESEX. Esse material foi fundamental para o planejamento e deu às comunidades a dimensão espacial do local que vivem.

Viveiro Florestal Central

Viveiro Florestal Central

Em 2015 durante o curso de Produção de Mudas foi construído o primeiro módulo do Viveiro Floresta Central Floresta Ativa, na RESEX Tapajós-Arapiuns.

João Rockett, semente

João Rockett, semente

O idealizador do Projeto de Sementes Agroecológicas BioNatur, em distribuição de sementes ao comunitários da RESEX Tapajós-Arapiuns, durante o curso de coleta e beneficiamento de sementes e produção de mudas.

Perfil de Solo

Perfil de Solo

Amazônia no Pará possui variedades de solos. Aqui em estudo de um perfil exposto pela ação mineradora, alunos são capacitados em Permacultura.

BioConstruir

BioConstruir

Bio-construção nos cursos de capacitação para comunidades: estruturas alternativas para construção de telhados. Faz parte do projeto desenvolvido na Amazônia aprender o ambiente e trabalhar com ele e com materiais locais.

Permacultura na Comunidade

Permacultura na Comunidade

Quando o CEFA estava suficientemente estruturado para abrigar cursos e palestras foi realizado um Curso de Permacultura para as comunidades da RESEX que quisessem participar, o resultado foi uma grande turma e força de trabalho para em mutirão implantar sistemas sustentáveis na reserva.

Saber local

Saber local

O palheiro oferece matéria prima para muitas coisas na RESEX, de caixas de surpresa à paredes e telhados, é uma pioneira fundamental para o sitema amazônico e para as comuidades locais.

Cruzada

Cruzada

A RESEX fica entre as bacias do Rio Arapiuns e do Tapajós na margem oposta fica Santarém, de onde sai parte do do alimento e de recursos.

Atividade Prática no PDC

Atividade Prática no PDC

A primeira capacitação em Permacultura do projeto foi ministrada por João Rockett e Tatiana Cavaçana em 2012. Reuniu técnicos, biólogos e líderes de organizaçõe se comunidades.

Carão

Carão

A Comunidade da Carão é uma das mais novas da RESEX Tapajós - Arapiuns, e fica em posição central. É a comunidade mais próxima do CEFA, e está trabalhando para fornecer alguns alimentos para as atividades do Centro Experimental.

Plantar, plantar

Plantar, plantar

Construímos sistemas de tratamento de águas cinzas no CEFA, aqui plantando açaizeiros e bananeiras ao redor do sistema.

Formação de Grupos de Trabalho

Formação de Grupos de Trabalho

Grupos de trabalho estão sendo formados para desenvolvimento de ideias de planejamento que levem ao desenvolvimento de ações sustentáveis econômica e ambientalmente nas comunidades da RESEX Tapajós-Arapiuns.

CEFA

CEFA

O Centro Experimental Floresta Ativa foi planejado durante o Curso de Permacultura realizado em 2013, muita coisa pode ser feita conforme a idealização feita na época por comunitários e agentes do Projeto Saúde e Alegria.

Percorrer Junto

Percorrer Junto

Um pequeno grupo, todo o que cabia em nosso transporte, percorreu diversos pontos da RESEX por terra, para identificar locais de degradação e de potencial uso sustentável.

SAFs

SAFs

Os sistemas agroflorestais criados pelas comunidades são a garantia de alimentos e criação de recursos para o futuro. Planta-se madeira, alimento para consumo direto e para beneficiamento industrial. A implantação de sistemas eficientes aliados à estratégias comerciais, é um dos trabalhos desenvolvidos na RESEX.

Americano

Americano

Tomar vários banhos por dia na Amazônia é escola antiga ensinada pelos índios e uma atitude natural no ambiente amazônico. Muito quente e úmido, convida ao banho, tomados no rio e no igarapé.

Crianças no Americano

Crianças no Americano

Visita à Comunidade do Americano na RESEX Tapajós-Arapiuns, crianças preparam merenda e contam sobre o dia-a-dia. Estar atento às reais necessidades é fundamental para que os projetos sejam adequados às comunidades.

Na cozinha

Na cozinha

Vivendo em boa parte dos recursos locais as comunidades da RESEX tem hoje um desafio: criar uma forma de vida integrada à floresta, com viabilidade econônica. O desenvolvimento de planos de ação faz parte do trabalho desenvolvido na parceria IPEP + PSA.

Escola na Floresta

Escola na Floresta

O Centro experimental trabalha com liberdade, e aberto às informações voltadas para a vida sustentável na reserva. Um espaço para compartilhar e experiências entre comunidades e com todo o mundo.

Comunidade Anumã

Comunidade Anumã

Anumã: uma das portas de entrada da RESEX pelo Tapajós.

Integração Cultural

Integração Cultural

O Projeto Saúde e Alegria trabalha com jogos teatrais e circo em suas ações como forma de acessar as pessoas e de aliviar dificuldades. Joseph Campbell em seu "Mitologia Primitiva" diz que a habilidade da fala humana foi desenvolvida pela capacidade humana de brincar com os sons. Muitas brincadeiras são adicionadas ao trabalho no Projeto Saúde e Alegria.

Cursos de Formação

Cursos de Formação

Ao final da primeira parte do Curso de Permacultura, alunos organizam um planejamento de área integrando as tecnologias e ensinamentos apreendidos. Esse exercício realizado em 2013, tornou-se realidade em 2014 com a construção do CEFA - Centro Experimental Floresta Ativa.

Aprender

Aprender

Tendo perdido parte de sua identidade cultural devido aos movimento colonizatórios no Brasil, as comunidades participam de propostas que podem ajudar na construção de uma nova forma de vida, que una suas tradições locais com nova soluções.

Continuidade

Continuidade

Para que jovens tenham interesse em permanecer num lugar é necessário que este local proveja suas necessidades. Mas mais que isso que lhes dê significação para a vida. A vida nas comunidades precisa estar plena de sentido para que o desenvolvimento seja real e duradouro.

Reunião no Carão

Reunião no Carão

A Comunidade Carão ocupa uma posição central na RESEX e por isso foi escolhida para sediar o Centro Experimental.

Áreas Deflorestadas

Áreas Deflorestadas

A queimada todos os anos invade um pouco mais a floresta, essa prática vem transformando áreas férteis em zonas mortas, pois o solo amazônico é pobre e altamente suscetível à desertificação. Desequilíbrios ambientais como o grande aumento de cobras indicam que o manejo está incorreto. O trabalho de recuperação destas áreas é fundamental para que as comunidades possam seguir existindo nestas localidades.

Seringa

Seringa

Diversos projetos vem sendo desenvolvidos junto às comunidades ao longo dos anos, normalmente esses projetos envolvem mercados externos que oscilam conforme interesses também externos aos das comunidades. O desafio, portanto, é promover a atividade criativa que permita ao ribeirinho adaptar-se às demandas, sem prejuízo do ambiente nem de sua economia. Esse aspecto cultiva independência e liberdade, já que fortalece o sistema produtor mantendo maior estabilidade nas mudanças de mercado.

Ação Participativa

Ação Participativa

No "chapéu de palha" que existe em cada comunidade os assuntos são conversados com todos. Há espaço para esclarecimentos, opiniões e daqui saem muitas respostas para as questões que se apresentam.

Conversas em Roda

Conversas em Roda

O Projeto Saúde e Alegria possui larga experiência no relacionamento com as comunidades ribeirinhas, que recebem abertamente proposições que os possa beneficiar como sociedade. O ambiente amazônico faz sempre parte das ações e nenhuma medida poderia ser tomada sem essa consideração já que o convívio com a natureza é estreito e fundamental.

Semente Potencial de Vida

Semente Potencial de Vida

A Ponta do Tatu, situada numa região central da RESEX, foi o local escolhido para a implantação do Centro Experimental Floresta Ativa, que aplica conceitos da Permacultura.

Igarapés

Igarapés

Igarapés correm pela mata, e dependem dela para existir. Muitos igarapés foram reduzidos com o deflorestamento de áreas. Igarapé vem do tupi ygara=canoa + ape=caminho. Esse "caminho da canoa" só existe em simbiose com a mata.

Dona Neves

Dona Neves

Dona Neves trança à mão um cesto para coleta de mandioca, isso é feito com a folha do palheiro. O saber é de mulheres e homens que usam o mesmo trançado para construir paredes e porta de palha, para a cumeeira do telhados de palha e para cestos.

Gergelim

Gergelim

O Projeto desenvolvido em parceria com o PSA, inclui a detecção de produtos de interesse comercial, organização de produções sustentáveis e comercialização através da criação de uma identidade do produto. Essa identidade envolve a qualidade, a sustentabilidade do processo, e a marca das comunidades.

Via Fluvial

Via Fluvial

Para ler uma paisagem é preciso recorrer todos os rincões pelas rotas em que circula a população local. O transporte fluvial na Amazônia é essencial, muitas localidades são alcançadas apenas via rio. Para chegar à Comunidade de Solimões e estudar os acessos para aporte de materiais e escoamento de produção, foram percorridas rotas terrestres e fluviais.

Água na Amazônia

Água na Amazônia

A água é abundante no planeta a Amazônia é uma importante floresta no ciclo mundial da água. Desequilíbrios na floresta colocam em risco a disponibilidade de água próximo às comunidades e locais de plantios. A defesa de igarapés é fundamental para a sobrevivência das comunidades ribeirinhas.

Solo

Solo

A Amazônia cobre uma extensa área do planeta, estendendo se por 9 países da América do Sul. Levantamentos de solos nas fronteiras brasileiras apresentam apenas 14% de solos férteis. A ocupação humana na Amazônia frente à esse dado deve excluir a idéia de plantios mecanizados de espécies exóticas. O único uso coerente e sustentável do bioma se dá em profunda integração com a inteligência amazônica e em absoluta observância de seu funcionamento.

Cupuaçú

Cupuaçú

Sementes de Cupuaçú germinam durante o curso de Produção de Sementes e Mudas.

Agroflorestas Amazônicas

Agroflorestas Amazônicas

As famílias nas comunidades possuem áreas para implementação de agroflorestas. São um local para criação de matérias primas para o futuro, e de extração dos materiais cultivados por gerações anteriores.

Andiroba

Andiroba

A Carapa guianensis, conhecida pelo seu nome tupi andiroba, fornece um óleo amargo de valor fitoterápico como repelente de insetos, antisséptico, anti-inflamatório e cicatrizante. Vem sendo introduzido nas agroflorestas da RESEX para comercialização de óleo.

Boa Tarde Comunidade

Boa Tarde Comunidade

Membros das seis comunidades mais próximas do Centro Experimental Floresta Ativa participam de cursos de Permacultura, Produção de Sementes e Mudas, Manejo de Água com o IPEP.

Tapajós

Tapajós

O canal de ligação entre Santarém e a RESEX é o Rio Tapajós.

Nossa vida no Anumã

Nossa vida no Anumã

A ocupação da Amazônia por comunidades ribeirinhas e indígenas que produzam em harmonia com a floresta é uma forma de resistência à entrada de empresas de caráter exploratório e devastador. Estratégias de desenvolvimento desses locais e a permanência de pessoas na mata são chaves importantes. Impedem o inchaço das cidades por falta de alternativas nas matas e promovem um estilo de vida de alta qualidade com ampla visão de futuro.

Vida ao Ar Livre

Vida ao Ar Livre

O ambiente amazônico proporciona vida ao ar livre o ano todo. Diferente das regiões temperadas marcadas por ciclos mais definidos, nas regiões equatoriais as temperatura e a umidade mantêm-se relativamente constantes. Isso leva à um estilo de vida que altera-se pouco alternado estratégias para as cheias (invernos) e vazantes (verões).

Semente Unidade de Vida

Semente Unidade de Vida

"Toda semente guarda a promessa de uma floresta" Ana Primavesi

Mata do Carão

Mata do Carão

A mata do Carão, batizada de Ponta o Tatu, é o local escolhido para a implantação do CEFA - Centro Experimental Floresta Ativa. Uma ilha de mata no centro de uma área deflorestada que ampliará suas bordas no processo de reflorestamento e plantio de corredores de floresta.

Aula na Mata

Aula na Mata

A primeira visita do IPEP ao projeto desenvolvido na RESEX pelo PSA contou com uma aula de permacultura na mata do Carão, onde hoje está instalado o Centro Experimental.

Igapó

Igapó

A Amazônia funciona com uma grande onde de alimento anual com as cheias das chuvas de inverno, elevando rios de 8 a 10 metros acima de seu nível vazante, assim imunda as terras provendo alimento. Os igapós, florestas inundadas por esse movimento, possuem solos de várzea inunddos e drenados a cada cheia de inverno.

Mata

Mata

Local de mata = local de sombra. O solo amazônico é fortemente protegido pela floresta, que mantêm o solo úmido, nutrido de serrapilheira e com temperatura amena. A abundância de vida na Amazônia depende do sistema da floresta, ela não pode ser pensada em termos de elementos separados.

Expedição

Expedição

Integrantes da expedição à RESEX junto com Tatiana Cavaçana e João Rockett para determinação de locais para implantação de estratégias.

Aula na Floresta

Aula na Floresta

João Rockett fala sobre estratégias para o homem na floresta durante a visitação da RESEX.

Mock-up

Mock-up

Telhado auto compensado montado com galhinhos, aula na floresta em 2013. Em 2014 um telhado autocompensado como este foi montado na Comunidade Carão, estratégias de construção eficiente e de baixo custo.

Imenso verde azul

Imenso verde azul

A imensidão da Amazônia quando comparada à escala humana poderia fazer crer que é possível abusar de seus recursos sem consequências danosas. Porém a Amazônia cumpre sua função numa escala planetária, integrada à sistemas de toda Terra, em especial com africanos e com o mar, e isso se dá na medida exata da necessidade natural. O ser humano é parte de planeta, a parte frágil do planeta, de forma que as atrocidades que comete na natureza o afetam diretamente.

Registro

Registro

Tatiana Cavaçana realizou o registro, sistematização e planejamento permaucltural do trabalho permitindo avaliar os resultados e gerar informação para manejo da Amazônia.O projeto desenvolvido na RESEX inclui um trabalho com aquicultura nos igarapés que circundam as comunidades. Além de proteger estas fontes hídricas é possível otimizar o uso e implantar práticas que mantenham os igarapés disponíveis.

Aula Prática em Alter do Chão

Aula Prática em Alter do Chão

Aula prática de curvas de nível com João Rockett em Alter do Chão.

Entardecer no Tapajós

Entardecer no Tapajós

A beleza do ambiente natural é sempre harmoniosa, e contêm a inteligente ordem da vida no planeta. O homem destacado e separado desses ciclos, não se integra prejudicando a si e a toda vida.

Envolvimento

Envolvimento

O Centro Experimental Floresta Ativa, inaugurado em novembro de 2014 iniciou com o planejamento iniciado no ano anterior no Curso d e Permacultura ministrado por João Rockett e Tatiana Cavaçana na sede do Projeto Saúde e Alegria em Santarém - Pará.

Dentrocirurgia

Dentrocirurgia

Aula sobre poda e cura de árvores durante a capacitação em Permacultura realizada em 2013.

Confraternizar

Confraternizar

Estar com as comunidades da RESEX é estudar, trabalhar, descansar, se alimentar de coisas da estação e outro tanto confraternizar, ao final dos cursos e ações realizadas no CEFA, confraternizar é a forma de unir e seguir em frente.

fotografia, foto sem fronteira, tatiana cavaçana, materama, design, photography brazil

© foto e design: materama.com.br

shalom

2020

  • w-facebook

siga @ rama.permacultura

Escola Rama - Rama Education 2020

Bagé - Rio Grande do Sul - Brasil

Vida ao Ar Livre

O ambiente amazônico proporciona vida ao ar livre o ano todo. Diferente das regiões temperadas marcadas por ciclos mais definidos, nas regiões equatoriais as temperatura e a umidade mantêm-se relativamente constantes. Isso leva à um estilo de vida que altera-se pouco alternado estratégias para as cheias (invernos) e vazantes (verões).