Arborização Urbana

 

A Comissão de Arborização urbana foi reativada em 2014 em Bagé para planejamento da arborização, manejo de espécies, limpeza e cura de árvores e capacitação em poda. Os principais objetivos são a elaboração do inventário, plano de manejo e gestão do parque arbóreo-urbano de Bagé, aliados à educação ambiental. As ações realizadas incluem seminários com envolvimento de universidades, escolas técnicas, organizações e pessoas interessadas em apoiar o projeto. O sombreamento de áreas urbanas é essencial para manutenção de microclima local, qualidade do ar e composição da paisagem. As árvores cumprem funções essenciais nas cidades e aumentam muito a qualidade de vida no ambiente urbano,  são seres vivos que devem ser respeitados e cuidados.

Baixe aqui os PDFs das Revistas de Arborização Urbana.

ARBORIZAÇÃO URBANA

ARBORIZAÇÃO URBANA

Projeto CAU - Comissão de Arborização urbana para elaboração do inventário, plano de manejo e gestão do parque arbóreo urbano de Bagé.

Erva de Passarinho

Erva de Passarinho

Na cidade de Bagé no Rio Grande do Sul, grande número de árvores em áreas urbanas sofrem com a erva-de-passarinho, a semente é depositada junto às fezes dos pássaros. A erva ou enxerto de passarinho é o nome comum dessa hemiparasita, ou seja, uma planta que parasita o hospedeiro mas que não depende completamente dele.

Diagnóstico

Diagnóstico

Análise das condições de um plátanus determina que ações devem ser efetuadas.

Comissão de Arborização Urbana

Comissão de Arborização Urbana

Comissão presente debate aspectos do manejo de árvores em praças e ruas. As podas mal efetuadas levam a morte das plantas, a não reposição vai tornando a cidade, quente, seca e feia.

Poda

Poda

Leva tempo para aprender a podar, o corte deve ser limpo, sem deixar lascas. A parte morta da planta fica exposta ao ser cortada, por alí entra água e patógenos. Após o corte deve ser feita a cura do ferimento, para que a árvore não seja prejudicada.

Ação Educacional

Ação Educacional

João Rockett e Tanira Sampaio explicam a condição de maltrato que está levando plátanus centenários a morte em uma praça urbana de Bagé.

Erva de Passarinho

Erva de Passarinho

Hemiparasita das famílias Loranthaceae e Santalaceae, da Ordem Santalales, a erva-de-passarinho aloja-se no hospedeiro infiltrando suas raízes através do tronco para beber sua seiva elaborada. É tão agressiva que pode tornar-se igual ou maior que o hospedeiro e o leva fatalmente a morte.

O Conceito de Praça

O Conceito de Praça

A praça existe para inserir a natureza no ambiente urbano. Os exemplares alí plantados devem antes de mais nada expressar sua conformação e estrutura natural. Servem para contemplação, provisão de sombra e de um ambiente menos árido e mais relaxado que as movimentadas ruas da cidade.

Dendrocirurgia

Dendrocirurgia

Dendro vem da plavra, que significa dedo, refere-se a estrutura ramificada que aparece nas copas das árvores, nas raízes das plantas, bem como nas veias dos seres humanos e no padrão de formação das bacias hidrográficas. É um desenho que contêm uma ordem de funcionamento. Dendrocirurgia é o processo de poda e cura das árvores com conhecimento do padrão dendrítico estrutural, que deve ser mantido.

Plátano Ancião

Plátano Ancião

Mais de 50% dos plátanos quase centenários nesta praça em Bagé estão condenados principalmente pelo mal manejo e de podas desnecessárias.

CAU

CAU

Representantes da Comissão de Arborização Urbana - CAU, após a conclusão de um domingo de atividades na praça.

Comissão de Arborização Urbana

Comissão de Arborização Urbana

João Rockett, Norton e Tanira Sampaio.

Dia na Praça

Dia na Praça

O engenheiro agrônomo Norton Sampaio explica a condução de seiva na árvore através dos vasos condutores xilema e floema. A supressão da camada mais externa cortando o fluxo de seiva mata a árvore, o experimento realizado por Marcelo Malpigui no século XVII, provou a importância do floema na condução de seiva elaborada, fundamental para a vida dos vegetais.

Amor aos Reinos

Amor aos Reinos

O cuidado com as árvores e a educação ambiental são fundamentais para a construção de uma sociedade mais humana e consciente de sua dependência do ambiente.

Poda

Poda

A poda é um ferimento na planta, necessário para a condução e vitalização de espécies deve ser feita de forma correta, e o corte sempre deve ser curado com material hidrorepelente.

Retirada Himiparasitose

Retirada Himiparasitose

A retirada da erva de passarinho é feita manualmente, o controle exige mão de obra, mas é essencial para a sanidade das árvores contaminadas.

Cura da Árvore

Cura da Árvore

A cura é sempre necessária, qualquer poda é um ferimento na planta, que ela vai tentar curar. O cerne da árvore é a parte morta e a parte viva, ao redor do cerne tenta fechar a parte morta para que não entre água, fungos danosos e parasitas.

Dia de Domingo

Dia de Domingo

A promoção de um dia de domingo para cuidar das árvores da praça é uma proposta de vida mais integrada com a natureza e a sociedade. Devemos assumir os espaços públicos cuidando ativamente deles.

Medir DAP

Medir DAP

Diâmetro a Altura do Peito, é o diâmetro da árvore a altura de 1,30 metro. Pois ao longo do fuste (parte do caule que vai do solo até a primeira bifurcação) o caule varia em diâmetro, portanto convencionou-se o DAP Florestal para descrever o diâmetro das árvores inventariadas.

Buracos que Matam

Buracos que Matam

Essas aberturas deixadas pelas podas descuidadas permitem entrada de água no cerne, o que mata a planta. Além disso fungos e outros patógenos instalam-se acelerando o processo.

IPEP + CAU + SMAU

IPEP + CAU + SMAU

Ações conjuntas e a participação social deveriam ser constantes na construção de uma humanidade comprometida consigo e com toda a vida.

Instrução

Instrução

Instituições que participam do Projeto de Arborização Urbana foram capacitadas para medir, localizar e classificar árvores para criação do inventário natural da cidade de Bagé.

Arborização Urbana

Arborização Urbana

A natureza não depende do homem, mas o home depende da natureza, ainda que criemos ambientes artificiais, como as cidades, essa dependência vai perdurar. É mais sensato curvar-se à natureza que tentar combater a vida da qual dependemos.

Participação Estudantil

Participação Estudantil

Estudantes participam da palestra de introdução à poda, e manejo de flora urbana.

Norton Sampaio

Norton Sampaio

O engenheiro agrônomo Norton Sampaio palestra para estudantes sobre aspectos fisiológicos das árvores.

Rockett + Sampaio

Rockett + Sampaio

Tanira Sampaio e João Rockett em entrevista sobre o Projeto de Arborização Urbana de Bagé - RS.

Poda

Poda

A poda mal feita matou muitas árvores por todas as partes, como em todo ser vivo qualquer corte é um ferimento que precisa ser curado. A bióloga Vanessa Rosseto explica os danos da poda mal feita.

Projeto CAU

Projeto CAU

Inventário, plano de manejo e gestão do parque arbóreo urbano de Bagé.

Medição

Medição

Em atividade a Comissão de Arborização urbana e membros coligados aprendem a medir a copa das árvores.

Inventário

Inventário

O inventário do parque arbóreo urbano de Bagé será elaborado em parceria com 8 instituições, alunos e professores medem altura, espessura, largura de copa. Estimam a idade, identificam e registram os dados em um programa criado especialmente para armazenar os dados do inventário e regar os relatórios de problemas e soluções para cada árvores da cidade.

Praça da Estação

Praça da Estação

Atividade com alunos e instituições para organizar o mapeamento das árvores da Praça da Estação

fotografia, foto sem fronteira, tatiana cavaçana, materama, design, photography brazil

© foto e design: materama.com.br

shalom

2020

  • w-facebook

siga @ rama.permacultura

Escola Rama - Rama Education 2020

Bagé - Rio Grande do Sul - Brasil

Poda

Leva tempo para aprender a podar, o corte deve ser limpo, sem deixar lascas. A parte morta da planta fica exposta ao ser cortada, por alí entra água e patógenos. Após o corte deve ser feita a cura do ferimento, para que a árvore não seja prejudicada.